2 Anos

bolo2anosCarmen

Fizemos uma festinha em casa para 8 crianças. Eu estava morrendo de medo de não vir ninguém, porque as pessoas em São Paulo confirmam até mesmo no dia que vão e não aparecem. Para minha alegria e diversão da Carmen, vieram 6 – todas crianças daqui do prédio. É uma das vantagens de se morar em um prédio um pouco maior — mais crianças para a Carmen brincar e seguir a boa e velha tradição da minha mãe de sair batendo de porta em porta se ninguém aparecer, chamando pra comer bolo. Levando-se em conta que não tem nem um ano que mudamos, achei lindo.

E a Carmen, ah, a Carmen de 2 anos! No último mês começou a formar frases completas, anda ensaiando contar até 10 (acerta até 5), está aprendendo a diferenciar letras de números, acerta a maioria das cores e é uma mocinha muito educada. Pede com licença, fala por favor, muito obrigada, e responde “de nada!” Nas últimas semanas eu deixei de ser “mamãe” e passei a ser “Mãe”. “Faz minha mamadeira, Mãe”. “A Carmen não quer biscoito, Mãe, muito obigada!” Chegou na quarta-feira antes da Páscoa com um ovo de chocolate, cortou pedacinhos e saiu distribuindo: “toma, é pa você, Mãe”. “Esse aqui é pa você, Pai”

Carmen rindo

Como nem tudo é perfeito, ela anda ensaiando umas testadas nos limites. Diz “não” e dá uma risadinha sacana quando não quer fazer alguma coisa que precisa e sai correndo. Me chuta e me expulsa da minha cama dizendo “sai mãe”. Deu pra ter medo do escuro. Gosta de pegar as roupas limpas recém-dobradas e passadas e jogar por cima do ombro, zoneando tudo. Implica quando eu cato os brinquedos e vira a caixa toda no chão. Cisma que não quer colocar aquela roupa, não quer colocar roupa nenhuma, quer colocar todas, quer colocar uma fralda que acabou, não quer colocar fralda. Eu conto até dez e me seguro. O Gabriel testa limites até hoje, e ele tem 14 anos. Já me conformei com o que vem por aí…

This entry was posted in Carmen. Bookmark the permalink.

Leave a Reply