Estou aqui pensando se faço um relato de parto ou não. Provavelmente farei, porque o parto da Carmen foi tudo de bom!
Estou feliz como as coisas aconteceram. Não só Gabriel estava aqui quando a Carmen nasceu, mas meus pais também, e ter a famÃlia reunida para o nascimento foi a melhor coisa que poderia rolar!
A recuperação do parto está sendo espantosa para mim. Meu útero voltou ao tamanho normal em menos de uma semana e após o parto eu perdi 5 quilos, me pesei hoje e perdi mais 2! Perdi literalmente 7 quilos em 7 dias.
Ao contrário do Gabriel, Carmen demorou um pouquinho para pegar o peito no primeiro dia e me deixou preocupada. Desde terça, quando fomos para casa, tem mamado super bem e se deixar quer mamar de hora em hora. Por enquanto estou amamentando no esquema de livre demanda – ela pede, eu dou o peito – para depois passar a dar de mamar de 3 em 3 horas.
A única coisa chata é que de quinta pra cá começaram as cólicas. Nerdamos bastante e chegamos à conclusão de que são cólicas por gases, não cólicas do recém-nascido. Estamos fazendo tudo o que manda o livro (massagem na barriguinha, bicicletinha, botar pra arrotar e ficar deitada de bruços no colo quentinho do papai) e esperando passar. Normalmente se ela arrota ou solta pum, passa e ela faz uma cara de alÃvio engraçadÃssima.
Criança Curitibana
Esta quarta rolou uma maratona na unidade de saúde do Mãe Curitibana. Levamos a Carmen no pediatra e fizemos o cadastro dela no programa Criança Curitibana. Uma vez cadastrada no sistema, foi agendada imediatamente uma consulta de pós-parto para mim e uma consulta da pediatria para ela, além de nos pedirem para ir até o PROAMA, o programa de apoio à amamentação de Curitiba. Tudo para o mesmo dia, tudo na mesma unidade de saúde. Muito bom e muito eficiente!
Carmen cresceu 1 cm em 3 dias (!) e ganhou peso, está ótima. Aproveitamos para tirar aqueles quilos de dúvidas que todos os pais de recém-nascidos têm. Na minha consulta avaliaram a minha recuperação e deram baixa no meu status de gestante. Tanto eu quanto a Carmen saÃmos da consulta com pedidos para vacinação: eu tomei a última dose da antitetânica, ela tomou a BCG. De novo, no mesmo dia, logo depois da consulta, dentro da própria unidade de saúde do Mãe Curitibana. Depois das consultas e das vacinas, fomos até o 4º andar conhecer o PROAMA. Lá a doutora ensinou a mim e ao Rafael a melhor posição para colocar a Carmen para mamar, avaliou a pega dela, a posição em que eu amamento, foi bem interessante. Também saà de lá com a indicação de onde doar leite depois que a gente estabelecer uma rotina.
O que eu posso dizer? Só tenho a agradecer ao povo do Mãe Curitibana e ficar feliz com a minha decisão de ter a Carmen em Curitiba.
Que coisinha mais fofa que tá a Carmen!!! Linda linda! Parabéns papais!!
Que coisa boa ela ter ganho peso hein, diz q o normal é eles perderem no começo. E que maravilha vc já ter perdido 7 quilos!! Menina espero que seja assim pra mim também! Já soube de meninas que perderam até 16 quilos só amamentando, pode? Tomara!
Beijo pra vcs, curtam a semaninha chuvosa da nossa cidade fazendo muito dengo na baixinha!
Só para esclarecer: ela perdeu peso inicialmente, é normal, mas com 3 dias já tinha recuperado parte do que perdeu, o que também é normal. Ela nasceu com 3,410 kg, teve alta com 3,180 kg e na consulta estava com 3,250kg, sacou? Como agora ela já tem uma semana, deve ter recuperado o peso com que nasceu. A diferença é pouquinha!
Pingback: Parto humanizado domiciliar: direito das mulheres
Oi, Lanika!
menina, que bom ler seus depoimentos e saber um pouquinho mais sobre o programa Mãe Curitibana. Tô completando 22 semanas hoje e tenho feito meu pré-natal lá na Jaime Reis… por enquanto estou vinculada à Matter Dei e tive muito bom atendimento quando precisei.
Tem problema se eu compartilhar seu blog no meu face? É que a postagem anterior sobre o programa tá muuuito legal!
Parabéns pela criançada linda!!!!