Logo logo aquelas mexidinhas tão sutis dentro da barriga vão mais parecer é uma aula de caratê. Com o avanço da gravidez, talvez você comece a perceber alguns hábitos. Há bebês que ficam inquietos à noite, bem na hora em que você está na cama tentando dormir*; outros se mexem bastante de dia.
*A bebê é notÃvaga, a não ser quando estou com fome ou mexem nela rs…
Como seu bebê está crescendo
O bebê deve estar com 27 centÃmetros do alto da cabeça até o calcanhar. As sobrancelhas e pálpebras estão totalmente formadas, e ele já tem unhas. De agora em diante, tudo o que você disser, o bebê escuta, então aproveite para falar, cantar ou ler em voz alta para ele.
Como fica sua vida
Prepare-se para se ver meio desajeitada durante a gravidez. Você está mais pesada, o centro de gravidade do seu corpo mudou com o crescimento do útero e seus dedos e outras juntas estão mais frouxos devido aos hormônios da gestação.
Tente prestar atenção por onde anda e despeça-se por enquanto dos saltos altos, se ainda não fez isso. Eles dificultam o equilÃbrio e podem provocar dores nas costas.
Esquecimento e sensação de estar “avoada” (no meu caso, mais ainda do que o normal)
A desatenção e o esquecimento são muito comuns durante a gravidez e não se configuram como um problema médico, embora possam ter origem fÃsica. Há até pesquisas que sugerem que o tamanho do cérebro da mulher pode ficar alterado no perÃodo da gestação.
Em um desses estudos, um psicólogo da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que as mulheres ficam com a função cognitiva prejudicada durante a gestação — elas não conseguem manter memórias de curto prazo e a concentração, e perdem um pouco da capacidade de reter novas informações.
Tente criar estratégias para lembrar do que realmente importa e diminuir sua frustração:
• Tenha na bolsa um caderninho para escrever lembretes a qualquer momento (e consulte as anotações diariamente).
• Faça um calendário bem detalhado de atividades e datas.
• Reúna itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo lugar.
• Fale em voz alta coisas que não quer esquecer, para memorizá-las melhor.