Por enquanto eu sinto a bebê esticando no útero todinho, mas não chutando. O Rafa não consegue sentir colocando a mão em cima, mas há duas noites ela deu uma esticada tão grande e o útero ficou tão duro que ele conseguiu sentir “um carocinho”. O que pra ele foi um carocinho pra mim parecia um salto triplo-carpado 😛
A barriguinha finalmente está visÃvel o suficiente para estranhos na rua reconhecerem que estou grávida e não gorda. Uma menina me cedeu o lugar no ônibus sexta e eu estava realmente tão cansada que quase chorei de gratidão.
Continuo cansando rápido com coisas tão simples quanto esperar na fila para recarregar o Bilhete Único. É um cansaço onde todos os membros do teu corpo ardem e você começa a arfar como se você tivesse corrido uma maratona e na realidade é porque você está esperando 10 minutos em pé na fila. Parece que você vai desmontar de cansaço, as pernas ficam fracas.
Dou graças todo dia à lei que garante atendimento preferencial para gestantes embora tenha vergonha de usar. Desconfio sinceramente que desmaiaria numa daquelas clássicas filas de banco em que você fica uma hora em pé e nem precisaria esperar uma hora para isso. Meu ritmo de vida atual é “anda um pouquinho, descansa um pouquinho, anda um pouquinho…” Pelo menos todos aqueles sintomas insanos do começo da gravidez passaram, ufa!
Como sua bebê está crescendo
Nesta semana a bebê mede cerca de 15 centÃmetros, contando do alto da cabeça até o bumbum, e pesa quase 200 gramas., e já é capaz de sentir e ouvir. Claro que, nesse momento, tudo o que ela consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, ela vai identificar barulhos fora do útero e a sua voz.
O peito dela imita o movimento da respiração, mas ela não inspira ar, e sim o lÃquido amniótico.
A cabeça e o corpo começam a ficar na proporção definitiva. Os ossos começam o lento processo de deixar de ser uma cartilagem maleável e se solidificar.