Fiz 16 semanas dia 1º. Oficialmente quatro meses.
Passamos o final de semana em Curitiba por conta das eleições. Foi bom pros sogros e a cunhada verem meu “baby bump”. Esta fase tá engraçada. O útero ainda está muito bem escondido dentro do corpo e não se destaca se eu contrair a barriga, mas é grande o suficiente para empurrar os outros órgãos para cima, o que me deixa com uma barriga durinha mas ainda não é o bebê. Só que as pessoas não sabem disso e ficam acariciando meus intestinos 😛
Nem sinal de bebê se mexendo ainda, embora outro dia a Persephone tenha deitado na minha barriga e meu útero tenha ficado todo endurecido. Dizem que a mãe percebe @ bebê mexer na segunda gravidez mais cedo, seja por saber pelo que esperar, seja pelo fato de que a musculatura interna muda após o primeiro parto. MAS a gravidez do Gabriel foi há 12 anos atrás, então não sei na real quando vou começar a sentir algo diferente. Claro que @ bebê já se mexe há tempos, como vimos no ultrassom. Eu que não consigo sentir porque a arrobinha é muito pequena ainda!
Seu bebê está mais ou menos do tamanho de um abacate (cerca de 12 centÃmetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas). Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centÃmetros. O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala lÃquido amniótico pelos pulmões.
Pode ser que de vez em quando você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos.
Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor.